quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A relação pais e filhos na separação e divórcio litigiosos

A relação pais e filhos na separação e...
Lenita Pacheco Lemos Duarte 15 de Agosto de 2012 19:26
A relação pais e filhos na separação e divórcio litigiosos

Na clínica analítica observa-se que nas separações e divórcios litigiosos, os filhos, frequentemente, são desrespeitados como “sujeitos do direito e do desejo”, negando-se e anulando-se suas subjetividades, principalmente quando ocorrem atos de "alienação parental". Esta nomeação vem sendo usada do ponto de vista social e jurídico nas situações de guarda unilateral, quando o guardião, na maioria d
os casos a mãe, mas também pode ser o pai, abusa do poder, manipulando os filhos de acordo com seus desejos e caprichos, provocando o afastamento ou mesmo bloqueando a convivência do genitor não guardião com seus filhos. Nesses casos, as crianças/adolescentes tendem a apresentar sofrimentos e sintomas, os mais variados, como inibições, agressividade, dispersão, baixo rendimento escolar, depressão, doenças psicossomáticas, fobias, entre outros.
A situação de "alienação parental" nem sempre é consciente por parte do alienador, que apresenta manobras sutis ou mesmo diretas de desrespeitar e denegrir a imagem do ex-cônjuge perante os filhos que ficam confusos, angustiados, em conflito, com sentimentos de perda.
Este é um tema muito delicado e complexo, que convoca a interlocução de diversas áreas do saber, pais e a mídia com vistas a debater, refletir e oferecer recursos que possam minimizar as perdas e sofrimentos das partes envolvidas.
Atualmente já existe no Brasil as Leis da Guarda Compartilhada, da Alienação Parental e a Resolução 125/2010 do CNJ que instituiu a Mediação como um dos mecanismos de soluções de controvérsias consensual.
As Leis são fundamentais, podem barrar os abusos, mas determinados atendimentos como médico, psicossocial, psicanalítico, entre outros, são também necessários para dar conta de tantas questões que emergem nas relações parentais e familiares nas situações de litígio.
Para quem deseja conhecer mais sobre os temas mencionados, veja o folder da Universidade Estácio de Sá. Palestras dias 15,16 17/08/2012. RJ.