sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Homenagem ao Dia da Criança – 12 de Outubro – a ABCF e a OAB/RS promovem campanha que visa o Combate à Alienação Parental



A Associação Brasileira Criança Feliz - ABCF firmou mais uma vez parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul por intermédio da Escola Superior de Advocacia visando fortalecer a Campanha Permanente de combate à Alienação Parental, conduta que 
passou a ser ilícita no Brasil após a aprovação da Lei nº. 12.318/2010, por se tratar de abuso psicológico contra criança e adolescente.

A campanha, que visa convidar a sociedade e os profissionais do direito a disseminar a informação sobre os prejuízos e consequências drásticas que este abuso causa contra a família, será lançada por ocasião do Dia 12 de Outubro – Dia da criança, com o tema: “Alienação Parental é abuso psicológico que maltrata crianças e adolescentes”.
O Diretor da ESA, Dr. Eduardo Lemos Barbosa e a Vice-Presidente da ABCF, Dra. Melissa Telles Barufi, organizaram a Campanha da seguinte forma: A veiculação da Campanha iniciará no Colégio dos Presidentes em Passo Fundo/RS, no período de 04 a 06/10/2012, onde cada Presidente de Subseção da OAB/RS será convidado a disseminar os prejuízos da Alienação Parental e a efetivar a Lei 12.318/2010.

A Campanha abrange, ainda, a distribuição da Cartilha – Vidas em Preto e Branco e cartazes.

Melissa Telles registra que, apesar de já existir Lei regulamentando o tema, ainda é necessário um grande trabalho de conscientização, pois a Lei sozinha não soluciona o problema, é uma ferramenta que como qualquer outra precisa ser operada.

O Combate à Alienação Parental é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela ABCF desde 2009, antes da promulgação da lei 12.318/2010, e após a aprovação, a Associação visa à efetivação da lei.

A parceria da ABCF e a OAB teve seu início em abril deste ano, quando da realização do I Congresso Nacional de Alienação Parental, que reuniu nomes como Rodrigo da Cunha Pereira, Allan Minas, Maria Regina Fay de Azambuja, José Antonio Daltoé, Zeno Veloso, Claudia Gay Barbedo, Marcos Duarte, Elízio Luiz Perez, Sandra Maria Baccara, Maria Berenice Dias e outros nomes ilustres que buscam enfrentar a violência psicológica contra crianças e adolescentes - Tema que deve ser tratado de forma séria e responsável, pois as consequências são drásticas, podendo levar a criança e o adolescente a sofrer distúrbios mentais, dificuldade no aprendizado, problemas de relacionamento, facilidade para o uso de drogas e alcoolismo.


Pub 1 10/10/2012