terça-feira, 12 de novembro de 2013

DEPOIMENTO SOBRE A CAMPANHA INTERNACIONAL CRIANÇA FELIZ - 2013

Modesto Mendes*


Há coisas que marcaram os nossos tempos de infância...
No meu caso foram as comemorações do Dia da Criança. Tenho memórias muito vivas e coloridas desses dias de festa na escolinha. Foram dias importantes que serviram para reforçar os valores da família, em que se projecta um futuro de esperança, repletos de sonhos e conquistas.
Então criança, senti como eu era especial. Senti que merecia atenção, que tinha direitos, como os de proteção e segurança. Também fiquei a saber que até tinha outros, que nem entendi muito bem, pois como pequenino que era, pouco podia compreender, decidir ou ter, além de uns quantos brinquedos que inevitavelmente acabavam quebrados, porque eram frágeis, como qualquer criança também é...
Hoje adulto, vejo-me na obrigação, não apenas de cuidar a minha família, mas também de dar o meu contributo em prol da sociedade. Hoje, penso nas crianças que sofrem com a Alienação Parental (AP) que quase sempre se gera num processo de divórcio.
Porque...
Ser criança é possuir o direito, natural, supremo e inalienável, de receber amor, educação e valores, de ambos os pais!
E porque...
Ser Pai (ou Mãe) é uma missão altruísta, de muito longo prazo, cuja responsabilidade todo o ser humano de bom coração quer assumir integralmente.

Porque... Ser Pai ou Mãe é ser exemplo!
E ser exemplo é uma missão a tempo inteiro... que cada um exige, a si próprio, nada mais e nada menos que a perfeição...
É inimaginável que alguém cause problemas às pessoas que mais ama no mundo: seu filho(s); ou à pessoa que mais (nos) amou (?!), seu ex-companheiro(a).
E no entanto... “A realidade já ultrapassou em muito a ficção.” Pois diariamente mostra-nos que a AP existe.
Filho de emigrantes portugueses, depois de anos a estudar e a trabalhar em terras de Camões, regresso ao Brasil.
Aqui vi e senti, com um prazer enorme, uma sociedade civil activa e participativa. Uma sociedade que luta pelos seus ideais, pelas crianças, com uma força digna.
Participei com gosto em vários eventos da Campanha Internacional Criança Feliz organizados pela Associação Brasileira Criança Feliz (www.criancafeliz.org). Cada evento teve o seu mérito, visto e reconhecido por todos os que assistiram e participaram.
Abracei assim, com outras várias pessoas que “suam a camisa”, um trabalho voluntarioso de amor fraterno ao próximo, de amor a crianças que nem conheço, mas que sei que sofrem sem voz, silenciosamente, de Alienação Parental. Porque como os meus filhos, e os seus, merecem um futuro e um desenvolvimentos completo e harmonioso, com a presença de ambos os pais, ainda que divorciados.
Ainda há muito a realizar até terminar com este flagelo da AP. Pelo que é meu desejo que mais pessoas e recursos se juntem a esta causa.
Deixo aqui o meu testemunho e abraço a todas as boas pessoas que de uma forma ou de outra estão envolvidas neste projecto e nos seus valores, pois merecem o nosso respeito, admiração e apoio.
A todos: Bem haja!

Modesto Mendes.
Autor da Obra "História do Amor entre um advogado e uma juiza". (Porto, Portugal-2013. Fronteira do Caos-Editores)
-----------------------
A ABCF e seus parceiros institucionais, responsáveis pela Campanha Internacional Criança Feliz agradecem ao Amigo e Associado Modesto Mendes, que participou ativamente das ações realizadas em Porto Alegre - RS.