sábado, 11 de junho de 2011

11/06/2011 - Curso de extensão em Psicologia Jurídica - FACCAT-ABCF


 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGQH6IsPDceCiItmJMw0PzE-40PhYK-l5USQcwOQyfpvVc8pVpkQcb28UjXTZYLP7dwA9JS9561nDXPpHKCVgp-00exrku9k7a5R8-HH_EY804VU5s9puPz3Wyl_O6wDWXUMrftq2TG8c6/s320/DSC02391.JPGNos sábados 11 e 18 de junho ocorreu o Curso de extensão na área de Psicologia Jurídica, sobre o processo de alienação parental. O curso reuniu estudantes e profissionais da Psicologia e do Direito. A alienação parental é um tema bastante em voga, com recente aprovação de uma lei que prevê punições aos que cometerem alienação, isto é, ações com objetivo de impedir ou prejudicar a convivência de crianças e adolescentes com um dos genitores.
No primeiro encontro, a advogada, psicóloga e Doutoranda em Psicologia Vivian Lago abordou os critérios diagnósticos da Alienação, ilustrando com relatos do documentário "A Morte Inventada". A palestrante também abordou o processo de avaliação psicológica no contexto da Alienação Parental, em especial no que tange às falsas acusações de abuso sexual e sobre os documentos elaborados pelos psicólogos neste contexto.
No sábado 18 de junho, o presidente da Associação Brasileira Criança Feliz, Sérgio Moura, que trabalha no combate da Alienação Parental, apresentou as finalidades e projetos da Associação. Também representando a Associação, a advogada Melissa Telles Barufi abordou aspectos legais envolvidos no direito familiarista, em especial as questões relativas à guarda compartilhada e também versou sobre o processo de Mediação Familiar para resolução de conflitos familiares no âmbito jurídico. (foto: Dra. Melissa e alunos).
Mais detalhes no Blog Mediar Famílias e no site da FACCAT (http://psicologia.faccat.br/moodle/)